Praia fluvial do Agroal. Mais um clássico do Verão português.
Acredito que o Agroal está para as praias fluviais como a Nazaré está para as praias de mar. Um clássico feito de romarias familiares.
A água é gelada e cristalina, a estrutura é boa e o lugar é muito bonito. A praia é alimentada pelo rio Nabão e fica algures na fronteira entre os concelhos de Tomar e Ourém, bem no coração de Portugal.
Já não me recordo bem a data do primeiro encontro, entre mim e o Agroal. Sei que foi à muito tempo, talvez uns 20 anos. Conseguem adivinhar o espiríto da primeira? Lancheira às costas, sacos com lençóis para estender e boias com formas de animais. E claro, a família toda. E claro, para ficar o dia todo. É isto que faz deste lugar um clássico, é este o espirito que, quem chega pela primeira vez, tem de perceber. Este lugar, mais do mergulhos e frescura, transborda a carinho e a família.
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.