É no centro de Aveiro, perto do Rossio e das casas onde se podem provar os famosos ovos moles, que se encontram um conjunto de interessantes edifícios Arte Nova. Foi no início do século XX, com o regresso a Aveiro de emigrantes oriundos do Brasil, que alguns edifícios mostraram as primeiras marcas de inspiração de Arte Nova.
A principal inovação do movimento Arte Nova de Aveiro foi a introdução de elementos característicos daquele estilo em algo tão tradicionalmente português como o azulejo, frequentemente utilizado por mestres como Francisco Pereira e Licínio Pinto.
Vale a pena percorrer Aveiro e encontrar as fachadas com elementos em ferro forjado ou em pedra lavrada e perceber a beleza deste estilo que tanto marcou a Europa na viragem do século XIX e do qual Aveiro se pode orgulhar pelos seus incríveis exemplares.
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.