Calma. Ainda não cai neve em Gouveia. Pelo menos na hora em que escrevo estas palavras, não cai. Ainda caminhamos para o tempo frio de Inverno. Mas, ao visitar Gouveia, imagino-a coberta de neve. Gouveia deve ficar linda coberta de neve.
Gouveia é um cidade da Beira Alta. Erguida numa encosta da Serra da Estrela. Lugar onde nasceu Vergílio Ferreira e lugar onde se viveram muitas batalhas entre Cristãos e Muçulmanos. Cada rua desta cidade parece contar uma história que se perde no tempo. Percebe-se que o passado foi intenso, com marcas de vários povos antigos ainda bem visíveis.
Percorri, com frio da serra a entrar-me no corpo, muitas das ruas de Gouveia. Já com aquele cheiro do conforto das lareiras. Fixei a imagem num pequeno canto da praça central da cidade. Existia uma banca de revistas e jornais, onde muitos paravam, mais que não fosse para dois dedos de conversa. Como pano de fundo, placas indicavam outros lugares da Serra, colocando em palavras o sentimento deste lugar serrano. Mais uma vez, ao ler as indicações, imaginei este lugar com neve. Como deve ser bonito.
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.