Cidade do distrito de Coimbra, Cantanhede tem o vinho na sua história. Os vinhos desta zona são detentores de características únicas, como resultado da combinação das condições de solo, do seu clima e também, do seu enquadramento geográfico. Segundo a história, D. Afonso Henriques decretou que só ali autorizava o plantio de vinha, com a condição de que lhe fosse entregue uma parte do vinho ali produzido. A qualidade destes vinhos e este pendor histórico que lhes está associado, fazem com que o ato de beber um copo de vinho aqui produzido, seja também uma viagem pelo imaginário da nobreza e monarquia de outros tempos.
Quando falamos em vinhos, na grande maioria das vezes, o que se guarda nas memórias são as suas histórias, as histórias de quem o fez, do lugar onde foi feito ou da família que o viu nascer. Cantanhede é lugar de bons vinhos e de boas histórias e isso, mais do que basta como motivo para voltar.
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.