retratos do centro de portugal

culturalmente torres novas

Cultura é o nome do meio de Torres Novas. Cidade do Médio Tejo. Sempre a vi assim, uma cidade onde acontecem coisas que normalmente não acontecem nas cidades do interior.

Posso dizer, com aquele intervalo para falha presente, que conheço Torres Novas desde que nasci. Foi uma cidade sempre presente. Quer em passeios de família, quer a visitar amigos, quer nos jogos das manhãs de Domingo no Municipal de Torres Novas. Conheço muitos cantos da cidade e conheço-a de várias formas. Mas sempre existiu uma forma que se destacou. A cultura. Culpa? Programação do Teatro Virgínia. Hoje vejo-a como normal, a internet também veio facilitar o acesso à cultura e aos nomes que a vestem. Mas no início da minha emancipação cultural, a programação do teatro municipal era um sonho recheado com aqueles nomes que não conhecia, mas que, ao estarem lá, sabia automaticamente que iria gostar. Marcou-me. Tantas vezes, em conversas de café, disse: “é probabilidade de uma pessoa ser artista em Torres Novas é maior que na maior parte do país”. Na prática talvez não seja assim, mas a inspiração este lá.

2019

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre o que faz da região Centro de Portugal um lugar diferente. Podem consultar todos os retratos aqui.

HISTÓRIAS RELACIONADAS

HISTÓRIAS RELACIONADAS

FONTES

CAMBAS

AGROAL

facebook  /  instagram

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2020

Share This