retratos do centro de portugal
as origens de esmoriz
As origens desta cidade remontam ao período da ocupação romana, quando era conhecida como “Ermeriz” ou “Hermeriz”. Pertencente ao concelho de Ovar, Esmoriz encontra-se entre a região Centro e a região Norte do país, localizada na Costa Atlântica. A sua localização faz com que sejam as suas praias de areias finas, um dos seus maiores atrativos e o surf, um dos desportos de eleição. As casas típicas dos homens do mar, construídas em madeira e assentes em estacas, chamadas de palheiros, são também um dos símbolos de Esmoriz, considerados de interesse municipal e parte do nosso património cultural. “O madeiramento da estrutura da casa derivava da necessidade desta ser móvel, ou seja, transportada de local para local, para que assim fosse facilmente montada e desmontada e pudesse acompanhar os movimentos sazonais dos seus habitantes.”
Em 2017, foram inaugurados os Passadiços de Esmoriz, em plena reserva natural da Barrinha de Esmoriz. A zona da Barrinha, que havia sido castigada durante vários anos pelos desperdícios das fábricas que ali funcionavam, recebeu agora com esta construção, uma segunda vida. Os Passadiços contam com um percurso circular de 8 km, onde somos constantemente surpreendidos pela beleza deste tesouro natural, que veio enaltecer o já evidente carisma da cidade de Esmoriz.
2019
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre o que faz da região Centro de Portugal um lugar diferente. Podem consultar todos os retratos aqui.
HISTÓRIAS RELACIONADAS
HISTÓRIAS RELACIONADAS