retratos do centro de portugal

Um lugar que pertence ao Mundo

Existem lugares com tamanho representativo superior ao seu tamanho real. Chamo a esses lugares, lugares do mundo. Pertencem ao mundo. Fátima é um desses lugares.

Fátima é muito mais do que um Santuário e lugar religioso. É um lugar de encontro de culturas. É um lugar de encontro de pessoas de diferentes fés, e muitas sem qualquer fé e crença. Existem vários pontos históricos e edificados que transformaram este lugar num lugar especial, num lugar do mundo. Não sei se existe uma resposta certa. Não sei se importa existir um resposta certa.

As duas senhoras de azul da foto, cruzaram-se comigo em vários momentos, no dia em que o retrato foi captado. Nunca falei com elas. Aparentavam ser de um qualquer país hispânico da América do Sul. Aparentavam andar na volta dos 60 anos de idade. Consigo imaginar várias teorias, sobre como chegaram até Fátima. Talvez nenhuma impressionante ou cheia de aventura. Acredito que estavam ali numa missão, a viver uma fase da sua vida. Nos vários momentos onde me cruzei com estas senhoras, fiquei impressionado com a tranquilidade que transmitiam. Estavam em paz e emanavam, em silêncio, paz. Acredito que se estavam a sentir casa, num lugar especial. Num lugar do mundo.

2019

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre o que faz da região Centro de Portugal um lugar diferente. Podem consultar todos os retratos aqui.

HISTÓRIAS RELACIONADAS

HISTÓRIAS RELACIONADAS

FONTES

CAMBAS

AGROAL

facebook  /  instagram

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2020

Share This