retratos do centro de portugal
nazaré, a meca do surf
Canhão da Nazaré, ondas gigantes, maiores ondas do mundo ou McNamara, tudo nomes que fazem da Nazaré uma Meca do surf. Isto a uma escala mundial. Este fenómeno tem pouco mais de meia dúzia de anos e fez-se com um boom. “McNamara desce de uma onda com 23 metros!”. Novo record mundial e a Nazaré estava nas bocas do mundo.
Nazaré sempre teve o seu lugar de destaque no mapa. Quer como vila piscatória, quer como lugar de veraneio. Mas como lugar do surf, era um perfeito desconhecido, até à chegada da definição das ondas gigantes como elemento de surf possível. Se agora é difícil, com todos os meios disponíveis, imaginem há 30 anos atrás. Era uma espécie de “morte certa” e um lugar onde nem os loucos colocariam os pés. Quer dizer, desde os anos 6o que existem registos de surf na Nazaré, mas nunca nas ondas gigantes.
Desde a onda de 23 metros, em 2011, a Nazaré tornou-se um lugar de romaria. Quer de curiosos pelo desafio humano perante a natureza. Quer de lendas do surf à espera de uma glória associada à Meca do Surf.
2019
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre o que faz da região Centro de Portugal um lugar diferente. Podem consultar todos os retratos aqui.
HISTÓRIAS RELACIONADAS
HISTÓRIAS RELACIONADAS