retratos do centro de portugal

praia fluvial do aldeia ruiva

Praia fluvial da Aldeia Ruiva. Localizada na Aldeia Ruiva (para não existir enganos), concelho de Proença-a-Nova.

Seguindo uma espécie de caminho padrão deste Verão, em que visitei muitas das praias fluviais da região centro, vejo esta sub-região do pinhal interior/Aldeias do Xisto/rio Zêzere, como um verdadeiro caso de estudo/caso de sucesso, no que toca ao tema “praias fluviais”. Existem muitas. Quase todas lindíssimas. Quase todas com danos colaterais bastante positivos. Estava em cima de uma pequena ponte a observar praia e a aldeia. Com bastante fluidez pensei: “que outra razão me iria trazer a esta aldeia?”. Estou sempre que existirão muitas outras boas razões. Mas esta praia fluvial, assim como outras, em outras pequenas aldeias do interior, funcionam como um chamariz perfeito. A quem teve esta ideia das praias fluviais, como aproveitamento de barragens/rios/ribeiras, os meus parabéns. E depois, como mencionei com o “caso de estudo”, dá para fazer uma rota entre praias e aldeias. Não dá para enjoar. São mesmo muitas nesta região.

Nesta praia, além de um bom lugar para mergulhos e sestas de Verão, também exsite um bar, um restaurante e um parque de campismo. Um lugar de família.

2019

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre o que faz da região Centro de Portugal um lugar diferente. Podem consultar todos os retratos aqui.

HISTÓRIAS RELACIONADAS

HISTÓRIAS RELACIONADAS

FONTES

CAMBAS

AGROAL

facebook  /  instagram

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2020

Share This