retratos do centro de portugal

lagoas da serra da estrela

Existem muitas lagoas na Serra da Estrela. Não são oásis, pois estão num cenário complementar à sua existência. Mas, sem dúvida, que são um elemento de uma beleza extraordinário, incluídas num bolo que constrói uma paisagem digna dos melhores sonhos.

Lagoa Comprida, Vale do Rossim, Covão das Quilhas, Lagoa Serrano, Garganta de Loriga, Lagoa das Salgadeiras, Lagoas Glaciárias, Lagoa Seca ou Lagoa Redonda, entre muitos outros exemplos, vão lugares de aglomeração de água extraordinários. Além de uma função, mais ou menos natural, de auxílio à vida humana e natural, são de uma beleza muitas vezes arrebatadora. 

Água é vida. E a abundância de água na montanha, é um bom elemento simbólico para definição de um lugar como a Serra Estrela. Talvez seja uma das razões, meio disfarçada, para justificar esta atração infinita do homem com a montanha.

2019

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre o que faz da região Centro de Portugal um lugar diferente. Podem consultar todos os retratos aqui.

HISTÓRIAS RELACIONADAS

HISTÓRIAS RELACIONADAS

FONTES

CAMBAS

AGROAL

facebook  /  instagram

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2020

Share This