retratos do centro de portugal

o simbolismo das penhas da saúde

Penhas da Saúde.

Hoje é uma das portas de entrada para o ponto mais alto da Serra da Estrela. E lugar onde se encontra um dos maiores núcleos hoteleiros da serra, com o Hotel Serra da Estrela, o Varanda dos Carqueijais e a Pousada Serra da Estrela. No passado, Penhas da Saúde, era mesmo um lugar associado à saúde, fazendo do ser ar puro (e sagrado) como cura para muitos males. O expoente máximo da simbologia deste lugar foi o antigo sanatório, hoje a Pousada Serra da Estrela. Ainda sou do tempo de subir para serra com medo de passar pelo sanatório, esse lugar assombrado.

Na minha última visita à serra, dormi nas Penhas da Saúde. Um clássico. Não sei se é pelo facto da minha idade avançar a uma velocidade estonteante, pelo menos para mim, mas dou por mim a inspirar com mais vigor o ar das Penhas da Saúde. Conscientemente. Talvez numa lógica simbólica e abstrata, talvez com alguma lógica cientifica. Mas sinto que, ali, existe algo que faz verdadeiramente bem, e nem sei bem, em concreto, ao quê. Só sinto que faz bem. Acho que os lugares mágicos são assim. Coisas da idade, talvez. 

2019

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre o que faz da região Centro de Portugal um lugar diferente. Podem consultar todos os retratos aqui.

HISTÓRIAS RELACIONADAS

HISTÓRIAS RELACIONADAS

FONTES

CAMBAS

AGROAL

facebook  /  instagram

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2020

Share This