retratos do centro de portugal

os peregrinos da serra

Existem pessoas, sem nome, que fazem da Serra da Estrela a sua segunda casa. Como quem busca paz num santuário, esta boa gente procura a sua paz na serra. Percebo-as.

Esta história da peregrinação é longa, para muitos. Faz-se de rotinas e visitas constantes. Visitas longas que fazem destes peregrinos figuras e peças importantes da serra. São peregrinos que fazem do caminho o seu lugar. É vê-los sentados nas rochas das Penhas da Saúde, num vale do Sabugueiro ou ver a água limpa do Vale do Rossim. O movimento é uma constante e pode ser feito a pé, de bicicleta ou numa carrinha adaptada a casa. Acredito que a magia dos lugares esta ligada à magia das pessoas que vivem esses mesmos lugares. E estes peregrinos, sem nome, são boas figuras da serra e bons culpados da preservação da magia deste lugar especial.

2019

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre o que faz da região Centro de Portugal um lugar diferente. Podem consultar todos os retratos aqui.

HISTÓRIAS RELACIONADAS

HISTÓRIAS RELACIONADAS

FONTES

CAMBAS

AGROAL

facebook  /  instagram

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2020

Share This