retratos do centro de portugal

a nossa serra da estrela

É difícil encontrar uma definição para a Serra da Estrela. Não se é um lugar, se é uma cultura, se é um conceito.

É um lugar extraordinário. Disso não tenho dúvidas. Alberga o ponto mais alto de Portugal continental e alberga também um conjunto de aldeias e cidades onde o cheiro a terra fria, as torna nostálgicas e únicas. Aldeias e cidades serranas carregadas de culturas seculares. É lugar onde nascem rios. É lugar de vales que parecem saídos de filme. É lugar de paisagens que vão além da nossa imaginação. Na Serra come-se bem. Muito e bem. Talvez por tudo isto e por algo mais, que é, para mim, quase impossível encontrar uma definição que confina tudo o que esta serra transformada em território tem. É um lugar especial e é uma cultura única, tão única que se transforma em conceito.

Há muitos muitos anos visitei pela primeira vez a Serra da Estrela. Depois disso somaram-se muitas dezenas de visitas. Já levei a minha filha lá. Muitas outras visitas se seguirão, em jeito de rotina familiar.

2019

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre o que faz da região Centro de Portugal um lugar diferente. Podem consultar todos os retratos aqui.

HISTÓRIAS RELACIONADAS

HISTÓRIAS RELACIONADAS

FONTES

CAMBAS

AGROAL

facebook  /  instagram

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2020

Share This