retratos do centro de portugal

loriga, a suíça portuguesa

Loriga, a Suiça portuguesa.

Loriga, vila da Serra da Estrela, engolida pela montanha. Conhecida, em boa parte, pela sua praia fluvial e do seu ar tipo postal, feito de águas cristalinas, capaz de refrescar o corpo e aquecer a alma. Já a parte de ser a “Suiça portuguesa” parece uma associação óbvia à topografia e geografia do lugar. Mas se a cara é suiça, não tenho dúvida que o coração é português, do mais português que existe.

A sua ponte conta histórias de um passado romano e o granito bem visível, em quase todas as construções, conta uma boa parte da história da serra. Loriga também mostra o seu lado empreendedor, sendo uma vila com grande pendor industrial. E se tivermos em conta que Loriga fica no coração de uma montanha, o lado industrial que, sempre, ser visto com uma boa dose de romantismo. Mas há como não ser romântico na montanha? 

2019

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre o que faz da região Centro de Portugal um lugar diferente. Podem consultar todos os retratos aqui.

HISTÓRIAS RELACIONADAS

HISTÓRIAS RELACIONADAS

FONTES

CAMBAS

AGROAL

facebook  /  instagram

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2020

Share This