retratos do centro de portugal

unhais da serra, a vila termal

Unhais da Serra, a vila termal.

Unhais é uma das pérolas Sul da Serra Estrela. Lugar onde nascem águas especiais e com uma paisagem digna de filme. Tanto, que chegou a ser conhecida com “Sintra da Serra da Estrela”. No séc. XIX, no auge da descoberta do turismo termal, a vila chegou a ter um casino, como elemento atrativo complementar à busca dos milagres da água. Parece difícil imaginar a carismática de vila de Unhais como um lugar cosmopolita. Parece que a vertente actual, do selvagem e da natureza, lhe assenta melhor.

Na minha última visita a Unhais, segui por um caminho nunca antes percorrido por mim. Saí das Penhas da Saúde em direção à Torre, com uma viragem à esquerda um pouco depois do cruzamento para Manteigas. Foi entrar num vale inacreditável, que saltou de imediato para os meus lugares favoritos da serra. Senti-me a entrar num funil invertido, com uma grande aberta a finalizar em Unhais. Digo muitas vezes que o caminho é o lugar onde quero estar. E o caminho para Unhais é (sempre) um belo lugar.

2019

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre o que faz da região Centro de Portugal um lugar diferente. Podem consultar todos os retratos aqui.

HISTÓRIAS RELACIONADAS

HISTÓRIAS RELACIONADAS

FONTES

CAMBAS

AGROAL

facebook  /  instagram

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2020

Share This