Charola. Oratório privativo dos cavaleiros templários, no interior da fortaleza. A sua tipologia é comum das igrejas bizantinas, a qual volta a integrar o românico com o movimento das Cruzadas. Um lugar extraordinário.
“A célebre Charola tem arquitetura inspirada nos templos da Jerusalém, com planta centrada, em formato octogonal. Porque aqui, longe dos lugares da Terra Santa que defenderam a espada, os cavaleiros continuavam a ser fiéis servidores de Cristo. O monumentos é um dos mais originais e emblemáticos da ordem fundada em 1118.”
Imaginar os bater dos cascos dos cavalos de guerra a entrar no convento e a aproximar-se da Charola, é ensurdecedor para a minha imaginação. Já visitei a Charola vezes sem conta e a última visita é sempre majestosa. Não sei se pela beleza, diferença, história ou ornamento, mas este lugar transmite-me sensações que vão além da definição.
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.