Localizada a menos de 15 km de Coimbra, Conímbriga está classificada como Monumento Nacional e é um dos mais extensos e diversificados lugares arqueológicos em Portugal. Segundo evidências arqueológicas, a história desta povoação remonta à Idade do Cobre, tendo sido habitada pelo menos entre o século IX a.C e os séculos VII-VIII da nossa era, embora seja colocada a possibilidade de ter existido ainda antes.
Esta antiga povoação que atingiu o seu auge durante o Império Romano, é um daqueles lugares que fornece doses industriais de alimento à nossa imaginação. Não criar personagens e histórias para todos aqueles espaços, desde o Fórum ao Domus, das Termas até aos incríveis detalhes das várias Casas, torna-se numa missão impossível. As ruínas de Conímbriga são como um daqueles postais antigos, daqueles em tons de sépia, que guardamos religiosamente dentro de um dos nossos livros favoritos.
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.