Praia fluvial da Devesa. Natureza, sons dos passarinhos e banhos refrescantes, a 1 minuto do centro histórico do Sabugal.
Tenho um fascínio, assumido, pela região, que chamo de “aldeias históricas”, algures entre a Serra da Estrela e a fronteira com Espanha. Acho maravilhoso, a comida, as pessoas, as vilas e aldeias, a paisagem, a cultura, a arquitetura, enfim, até o ar que se respira acho maravilhoso. A cada novo passo, uma nova descoberta. Algumas por acaso. A praia fluvial da Devesa foi um desses casos. Estava no centro histórico da vila do Sabugal e numa busca rápida por outro ponto de chegada, num comum software GPS, percebi que a poucos metros de mim estava uma praia fluvial que eu conseguia ver. Primeiro, a intriga do desconhecido, chamou-me à atenção. Depois, estavam 40ºC, e da a frescura é bem-vinda. Lá fui.
Não estava ninguém. Era cedo e um dia trabalho. Lugar muito bonito, daqueles que apetece estar.
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.