Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Criada em 1290, é a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas da Europa.
A sua, abreviada, história:
“Criada em 1290 por el-rei D. Dinis, a Universidade de Coimbra é a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas da Europa, contando desde a sua fundação com uma Faculdade de Medicina. No entanto, já existia desde o séc. XII – presume-se que remonte a 1131 – um ensino regular da Medicina em Portugal, no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, escola que viria a participar na fundação da própria Universidade. A Universidade foi por diversas vezes transferida entre Coimbra e Lisboa até 1537, data em que D. João III a fixou definitivamente em Coimbra.
A Faculdade de Medicina de Coimbra manteve-se como única escola médica de Portugal até 1825, altura em que foram criadas as Escolas Médico-Cirúrgicas de Lisboa e do Porto, transformadas em Faculdades de Medicina em 1911, aquando da criação das respectivas universidades.
Em 1956 foi inaugurado o actual edifício da Faculdade de Medicina – Polo I. É nele que, volvido quase meio século, continuam instalados alguns serviços e laboratórios.”
Impressionante a carga histórica desta faculdade. A única faculdade de medicina de Portugal entre os anos 1290 e 1825. É muito tempo. Muita gente. Muitas histórias.
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.