Na sua história, passou por diversas faces. Castelo, fortaleza e prisão política. Talvez a última face, a mais contemporânea, seja a mais conhecida, que fez deste lugar, recentemente, também um museu.

Na altura da ditadura, a fortaleza de Peniche teve vários presos famosos, como Álvaro Cunhal. Também a associado a um dos momentos históricos deste lugar, “a fuga de Peniche”, quando Álvaro Cunhal e mais 9 companheiros fugiram da prisão. 

A história da fuga foi, mais ou menos, assim:

“O carcereiro foi então neutralizado com o emprego de uma anestesia e, com a ajuda de um sentinela – o guarda José Alves – que fazia parte do plano de fuga, os prisioneiros atravessaram, sem serem percebidos pelos demais sentinelas, o trecho mais exposto do percurso. Encontrando-se no piso superior, desceram para o piso inferior por uma árvore. Daí correram para o pano exterior da muralha, para logo descerem o mesmo com o auxílio de uma corda feita com lençóis até alcançarem o fosso exterior. Dele, tiveram ainda que saltar um muro para chegar à vila, onde já se encontravam à espera os automóveis que os haviam de transportar para as casas clandestinas onde deveriam passar a noite.”

 

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

 

facebook  /  instagram

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019