Freguesia do concelho de Vagos, esta é uma das irmãs mais novas das suas seis outras irmãs Gafanhas. Este lugar da Boa Hora tem uma ligação indissociável com a “Arte Xávega” ou seja, à arte de pesca costeira artesanal, em que os pescadores lançam as redes ao mar, cercando os cardumes de peixe, e de seguida puxam a rede para a costa, com a ajuda de tractores, e não de bois como mandava a tradição. A Gafanha da Boa Hora é atravessada por um Braço da Ria de Aveiro, chamado de Canal de Mira e usufrui assim de uma fauna e flora bastante ricas.
Impossível falar nesta freguesia e não mencionar a Praia da Vagueira. Detentora de um extenso areal, é envolvida por uma paisagem fantástica de vegetação e dunas e oferece um pôr-do- sol daqueles dignos de memória eterna, onde o sol parece acordar das montanhas e voltar a adormecer no mar.
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.