Estamos no Inverno, mas podemos começar já a traçar o plano ativo para a Primavera. 5 Grandes Rotas (GR) para descobrir em Portugal. De bicicleta ou a pé (algumas dizem que também podem ser feitas a cavalo. Não faz muito o meu estilo. Não vou explorar 🙂 ). O que interessa é ir e descobrir. Se já descobriu e gostou, talvez seja a hora de repetir. 😉
Felizmente tem-se assistido ao boom do mix atividade física+vida saudável+turismo (a tal parte da descoberta). Daqueles booms bons, que levou à sinalização, mapeamento e reabilitação de vários percursos por todo o Portugal. Agora o que falta é uma maior utilização dos mesmos, o que, consequentemente levará a uma preservação/manutenção maior e levará também um maior investimento, mais GRs, mais e melhores mapas, levar a quem decide (€) a pensar: “espera lá, isto faz sentido!”.
Tenho certeza que a pé ou bicicleta é uma das formas mais gratificantes de conhecer territórios. Pelo menos conseguimos cheira-los melhor (tenho este sentido bastante apurado 🙂 ) e caso a GR não seja grande coisa, pelo menos fez bem ao nosso coração. 😉
Vamos às 5 Grandes Rotas (atenção que não estou a dizer que são as 5 melhores (nem sei se é possível quantificar isso), estou a sugerir 5) :
#GRANDE ROTA DAS ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL (GR22)
Distância: 565km (circular)
Onde: Centro de Portugal (+- entre a Serra da Estrela (embora passe por lá também) e Espanha.
+info: Aldeias Históricas de Portugal
#GRANDE ROTA DO ZÊZERE (GR33)
Distância: 370 km (linear)
Onde: Centro de Portugal (acompanha o percurso do rio Zêzere, deste a nascente (Serra da Estrela) até à foz (Constância))
+info: GR33
#GRANDE ROTA DO VALE DO CÔA (GR45)
Distância: 196km (linear)
Onde: Centro de Portugal (acompanha o percurso do rio Côa, desde a nascente (Sabugal) até à foz (Vila Nova de Foz Côa)
+info: GR45
#ROTA VICENTINA (O Caminho Histórico)
Distância: 230km (linear)
Onde: Costa Vicentina, Alentejo/Algarve (liga Santiago do Cacém ao Cabo de São Vicente, Sagres)
+info: Rota Vicentina
#VIA ALGARVIANA (GR13)
Distância: 300km (linear)
Onde: Algarve interior (liga o Cabo São Vicente, Sagres (se não ficar satisfeito com a Rota Vicentina, pode continuar pela Via Algarviana 😉 ) a Alcoutim)
+info: Via Algarviana
[instagram-feed]