Hibernus. Vinho espumante da região da Bairrada. Idealizado pelo mestre enólogo José Carvalheira. Apareceu, assim de repente, na minha vida.
Confesso-me grande fã de espumantes. Confesso que há anos detestava espumantes. Confesso que há pouco tempo percebi que, até então, só tinha bebida maus espumantes. Na conversa dos espumantes, é claro que o nome Bairrada tem que aparecer.
Há pouco, sem o esperar, numa visita a casa de amigos de amigos, aparece-me uma garrafa bonita. No rótulo dizia Hibernus. Ao vasculhar mais os dizeres do rótulo, percebi que era da Bairrada. Que era espumante, já eu sabia, a rolha não engana. Ora bem, uma garrafa bonita, espumante e o nome Bairrada, tudo no caminho para uma boa experiência. E foi.
Já, certamente, ligaram a televisão e apanharam um filme já em andamento. Não estavam a pensar em ver o filme, mas começam a ver e começam a gostar. Só a meio do filme, percebem o nome do filme. Acabam o filme e gostaram da experiência. Só depois do filme vão tentar saber quem são os atores e realizador. O mais certo, é procurarem mais filmes do mesmo realizador. Senti o mesmo em relação a este vinho. Não estava à espera de o encontrar, gostei da experiência, foi saber que era o seu autor e, agora, já ando em busca de novos vinhos, porque, quase de certeza que vou gostar.
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.