Julia Melo Kemper. Vinhos com cheiro a história, com base na Quinta do Cruzeiro, localizada em terras de Mangualde.
A história da família de Julia, esta ligada com história da região de vinhos do Dão.
“Foi há centenas de anos que a Família Melo topou as Terras de Azurara e assim foi achado o “terroir” do DÃO – o planalto onde se localizam as vinhas do vinho Julia Kemper, em Oliveira – Mangualde.
Ao longo do tempo houve parcelas de terra – algumas vinhas – que saíram da esfera da Família Melo, mas tal como um boomerang, elas retornaram e hoje, uma parte, estão nas mãos de Julia de Melo Kemper.
Lentamente, no fio dos anos foram-se consolidando os conhecimentos, transmitidos de geração em geração, na Família Melo. E as vinhas foram sendo tocadas com o amor do Agricultor que sabe tratar e reger todo o magnífico de um “terroir” abençoado.”
Em 2000, Julia, advogada de profissão, foi chamada à missão de seguir o legado dos seus antepassados. Criou os vinhos Julia Kemper, segue a honra de vinhos seculares.
Passei pela Quinta do Cruzeiro numa tarde quente do mês de Setembro, em plena vindima. Senti que ali existia algo diferente. O promenor de cada canto de vinha. A idade das paredes rugosas. A Serra da Estrela como pano de fundo. E claro, o nome Melo. Um lugar e um vinho especial, que conta histórias de uma região e de uma família.
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.