Loriga, a Suiça portuguesa.
Loriga, vila da Serra da Estrela, engolida pela montanha. Conhecida, em boa parte, pela sua praia fluvial e do seu ar tipo postal, feito de águas cristalinas, capaz de refrescar o corpo e aquecer a alma. Já a parte de ser a “Suiça portuguesa” parece uma associação óbvia à topografia e geografia do lugar. Mas se a cara é suiça, não tenho dúvida que o coração é português, do mais português que existe.
A sua ponte conta histórias de um passado romano e o granito bem visível, em quase todas as construções, conta uma boa parte da história da serra. Loriga também mostra o seu lado empreendedor, sendo uma vila com grande pendor industrial. E se tivermos em conta que Loriga fica no coração de uma montanha, o lado industrial que, sempre, ser visto com uma boa dose de romantismo. Mas há como não ser romântico na montanha?
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.