Visitei a Mata do Buçaco num dia de nevoeiro, aquele nevoeiro rendilhado que faz com que a paisagem pareça estar por detrás de uma teia de aranha, com a beleza que seria de esperar dessa armação de fios de seda. Se na maioria dos lugares que visitamos o nevoeiro nos parece o pior cenário possível, na Mata do Buçaco ele assume-se como parte da magia e do encanto que se sente ao chegar lá.
Situada numa área protegida da Serra do Buçaco, a Mata é um lugar de uma biodiversidade extremamente rica e detentor de um valor patrimonial inestimável. Classificado como Imóvel de Interesse Público e Monumento Nacional, ao núcleo central composto pelo Palace Hotel do Bussaco e Convento de Santa Cruz, juntam-se as ermidas de habitação, as capelas de devoção e os Passos que compõem a Via Sacra, a Cerca com as Portas, o Museu Militar e o monumento comemorativo da Batalha do Bussaco, os cruzeiros, as fontes, as cisternas, os miradouros e as casas florestais.
A Mata do Buçaco é um daqueles lugares que possui uma beleza tão singular que parece apenas digna de viver dentro de um livro e isso faz com que poder visitá-la, seja um absoluto privilégio.
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.