Pertencendo ao distrito de Aveiro, Oliveira do Bairro é uma cidade no coração da Bairrada. Admirar as Cegonhas-brancas existentes no Vale do Cértima, entre outras espécies, como as garças ou os milhafres, a alimentarem-se nas marinhas de arroz é poder assistir a um espetáculo de hino à natureza. E por falar em homenagens, é também possível conhecer na Rua do Foral, uma obra do incrível Bordalo II, onde na sua habitual recriação de animais com materiais reciclados, nasceu a “Cegonha”. 

Neste concelho onde a tradição e a inovação parecem coabitar em perfeita harmonia, é também pertinente conhecer algum do seu património histórico, como as várias igrejas e capelas, as casas brasonadas, os pelourinhos e tantos vestígios de outros povos que por aqui viveram, como os celtas e os romanos. 

Oliveira do Bairro não faz parte daqueles destinos a que os guias turísticos gostem especialmente de dignificar, mas é também nesse desconhecimento, que nasce a possibilidade da surpresa.

 

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

 

facebook  /  instagram

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019