Situada na região Centro e pertencente ao distrito de Aveiro, esta cidade portuguesa é lugar de tradições. Desde as Procissões Quaresmais até ao seu famoso Carnaval. As procissões acontecem exatamente antes do Carnaval e formam um conjunto de cinco diferentes momentos, a Procissão dos Terceiros, a do Terro-Terro ou Ecce-Homo, a Via-Sacra, e finalmente, a Procissão do Enterro do Senhor. O momento do Carnaval, vivido de forma efervescente nesta cidade, atrai todos os anos milhares de visitantes, onde mais de 2000 figurantes, divididos por 4 Escolas de Samba, enchem as ruas de folia durante os famosos cortejos.
Outro dos ex-libris de Ovar é a Praia do Furadouro. Conhecida como praia de pescadores e surfistas, esta praia de bandeira azul é também lugar de várias competições desportivas, como bodyboard, surf ou voleibol. Vejo esta praia como o descanso perfeito, para o guerreiro de todos esses Carnavais, local perfeito para assumir o final da festa, trocando por fim, o som estridente que foge das colunas, pela calma melodia das marés.
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.