Penhas da Saúde.
Hoje é uma das portas de entrada para o ponto mais alto da Serra da Estrela. E lugar onde se encontra um dos maiores núcleos hoteleiros da serra, com o Hotel Serra da Estrela, o Varanda dos Carqueijais e a Pousada Serra da Estrela. No passado, Penhas da Saúde, era mesmo um lugar associado à saúde, fazendo do ser ar puro (e sagrado) como cura para muitos males. O expoente máximo da simbologia deste lugar foi o antigo sanatório, hoje a Pousada Serra da Estrela. Ainda sou do tempo de subir para serra com medo de passar pelo sanatório, esse lugar assombrado.
Na minha última visita à serra, dormi nas Penhas da Saúde. Um clássico. Não sei se é pelo facto da minha idade avançar a uma velocidade estonteante, pelo menos para mim, mas dou por mim a inspirar com mais vigor o ar das Penhas da Saúde. Conscientemente. Talvez numa lógica simbólica e abstrata, talvez com alguma lógica cientifica. Mas sinto que, ali, existe algo que faz verdadeiramente bem, e nem sei bem, em concreto, ao quê. Só sinto que faz bem. Acho que os lugares mágicos são assim. Coisas da idade, talvez.
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.