Pombal, cidade do centro de Portugal. Mais uma cidade templária.
Pombal foi fundada em 1174 pelo mestre Galdim Pais, cavaleiro da Ordem do Templo e figura de destaque da história de Portugal. Além da fundação de Pombal e responsabilidade na construção do seu castelo (templário), também está ligado a outros territórios do centro de Portugal, como Tomar, Idanha-a-Nova ou Soure. Torna-se fácil de perceber alguns traços como que Pombal tem estes seus territórios irmãos.
Outra das figuras de Pombal, é Marquês de Pombal. Parece-me fácil esta associação. Viveu por ali cerca de 5 anos e, mais uma associação fácil, foi responsável pela reordenação da baixa da cidade, não fosse o marquês uma das mentes no que toca à construção/organização de cidades. As suas ideias em relação a cidades, de tão boas, parece-me que são intemporais.
Este retrato é união de duas figuras e conceitos, que tão bem representam Pombal. O mestre Gualdim e o castelo templário, e Marquês de Pombal e a sua baixa.
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.