Que nome bonito para uma praia fluvial. Avô. Sim, a praia também é ternurenta.

Avô, a praia, pertence a Avô, a freguesia. Território de Oliveira do Hospital. Não é lugar que surja com frequência nos mapas e roteiros turísticos. Não lhe retira interesse. Facilmente este lugar é assumido como um segredo que não deseja aparecer no mapa. Acredito que quem por lá passou, como eu, a caminho de outro ponto, não ficou indiferente a esta praia que se mistura graciosamente com aldeia. 

A praia tem águas do rio Alva e da ribeira de Pomares, e por ali existe um castelo, mandado construir por D. Afonso Henriques, e uma ponte, em pedra, de um único arco. Três marcos lindíssimos. O castelo, a ponte e a aldeia.

A minha passagem foi fugaz. Conduzia de Arganil para a Covilhã. Não tive tempo para o mergulho, nem para explorar a aldeia que fica para os lados da Serra da Estrela. Mas o nome e a imagem da aldeia ficou-me na mente. Em breve volto, com tempo.

 

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

 

facebook  /  instagram  /  twitter

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019