Alexandre Farto aka Vhils. Provavelmente o mais conhecido artista urbano português. Há algum tempo que sigo e admiro, quase que silenciosamente, a obra Vhils. Fugindo até um pouco à parte técnica (até porque pouco percebo disto), dando mais relevância ao lado visual e às sensações que a originalidade deste artista me provoca, acho a sua obra absolutamente formidável (tanto, que desejo um dia ter uma parede de minha casa esculpida pela mão de Vhils….não digam nada à Liliana 😉 ).
Conhecer uma cidade pela sua arte urbana (a minha Abrantes, está a traçar um caminho nesse sentido e a meu ver muito bem) e pelos seus artistas (não objectivamente locais), parece-me super interessante. Será certamente um lado diferente e visão diferente. Por exemplo em Lisboa, acho que este lado futurista combina na perfeição com a riqueza da sua história (já para não falar, que dá uma cara nova, a alguns edifícios a cair no esquecimento). Não sei se existe, e se não existe pouco vai demorar até existir, um mapa que possa funcionar como elemento guia, para a localização e interpretação destas originais obras.
Bem, chega e conversa e vamos às imagens. A (alguma) obra de Vhils em Portugal (sim, este rapaz já tem obra espalhada pelo Mundo).
»LISBOA
@Avenida da Índia, 28
@Avenida Infante Dom Henrique, Cais do Jardim do Tabaco
@Rua Padre Carlos dos Santos, Bairro das Furnas
@Travessa das Merceeiras 17
@Rua Cascais
»PORTO
@Rua da Fábrica Social
»AÇORES
@Canada mata mulheres, São Miguel
@Rua do Porto, Rabo de Peixe
@Avenida Engenheiro Abel Ferin Coutinho, Santa Clara
»AVEIRO
@Rua do Doutor João de Moura
»SEIXAL
@Avenida José Afonso