Sabugueiro, aldeia com 1120m de altitude. Fica no coração da Serra da Estrela.
As minhas recordações sobre o tema Sabugueiro perdem-se no tempo. Recordo-me, em pequeno, percorrer a estrada do centro do Sabugueiro e ver os cães Serra da Estrela, os anúncios a queijo e a peles, tudo isto misturado de com pequenos trenós e esquis improvisados. As passagens e paragens tornaram-se em rotinas, fazendo do Sabugueiro lugar obrigatório na Serra da Estrela. Acredito que, talvez pelas referências da minha infância, o Sabugueiro tenha aquele estatuto de conforto de alma, que só os lugares especiais oferecem.
A última visita foi feita num dia frio de Outono, assim ao final da tarde e fora de época de turismo. Pastores a chegar, o ouvir o sino, o fumo a sair das chaminés e o Sol a cair da encosta. Momentos simples que reforçaram o conforto da minha alma proporcionado por este lugar.
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.