Santa Comba Dão é uma cidade na Província da Beira Baixa, enquadrada entre os Rios Dão e Mondego. Como acontece com quase todos os lugares, existe um pensamento imediato e inconsciente que nos assola no segundo em que ouvimos falar deles e, muito provavelmente, neste caso, o nome será António de Oliveira Salazar, nascido numa antiga freguesia do concelho.
Marcadamente rural, Santa Comba Dão é um lugar onde se respira história, emoldurado por uma arquitectura medieval, maioritariamente granítica. É também um local de grande produção agrícola, resultado da forte fertilidade dos solos e como consequência, são visíveis por lá, várias casas senhoriais e brasonadas, sendo um exemplo disso, a Casa dos Arcos,visitada pela rainha Catarina da Inglaterra em 1692, por D. Pedro II em 1704 e pelo infante D. Manuel em 1738, como se poder ler numa placa de mármore colocada perto do portão.
Santa Comba Dão é uma viagem ao passado e um destino que embora improvável, se revela surpreendente.
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.