São Gonçalinho é tratado pelas pessoas do Bairro da Beira Mar como o nosso menino, sendo que na região Norte, São Gonçalo é o santo português que goza de maior devoção depois do Santo António de Lisboa. “S. Gonçalinho consegue ser aglutinador. Junta o forte ao fraco e o pobre ao rico num adro exíguo durante aqueles 4 ou 5 dias de festa, lado a lado.” Fruto da imaginação ou não, São Gonçalinho, o Eremita, nascido em 1190, ficou conhecido por ser um santo casamenteiro e por curar doenças relacionadas com os ossos. 

As festas em sua homenagem são as famosas “Festas das Cavacas”onde a tradição é atirar cavacas do topo da capela, enquanto centenas de pessoas as tentam apanhar, como forma de pagar as promessas feitas a São Gonçalinho. A Mordomia de São Gonçalinho, constituída por um grupo de homens e com o apoio de empresários devotos, pessoas do Bairro da Beira-Mar, cidadãos da cidade de Aveiro e da Câmara Municipal, é quem todos os anos organiza a festa e é a guardiã desta tradição que se mantém como forma de terno amor e devoção ao seu menino

 

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

 

facebook  /  instagram

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019