São Martinho do Porto.

Baía clássica da Costa Atlântica. Visitei-a numa manhã quente do Verão de 2019. Clima instável desta região de mar, muitas vezes, prega partidas aos veraneantes, bridando-os com autênticas jornadas de Outono, em pleno Verão. Mesmo assim, este lugar, de tão especial que é, nunca perde a graça. Mas nesta minha visita, o Verão estava a ser Verão. Só pedia aquele ritual “mergulho, toalha, mergulho, toalha, mergulho”. 

Já foi um lugar trend da burguesia portuguesa, hoje é um lugar de peregrinação de famílias portuguesas, tornando São Martinho numa espécie de religião do Verão. Neste minha recente visita não pisei a areia da sua baía. Subi ao miradouro do Sul e limitei-me a ficar, e a observar, ao longe, os movimentos das pessoas, dos barcos e do mar, graciosamente a entrar e acalmar na baía. Deve ser um bom lugar para ser mar.

Para voltar, num mês mais pacato e explorar a vila burguesa e o seu património.

 

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

 

facebook  /  instagram

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019