São Pedro do Sul é uma cidade beirã, situada no vale de Lafões e a profundidade da sua história, transforma a sua visita numa espécie de regresso ao passado. Entrando nessa máquina do tempo, somos levados por entre saberes e sabores, tradições milenares, experiências gastronómicas, festas e romarias, conventos, igrejas e casas senhoriais, fontes, aquedutos e caminhos romanos, que testemunham a riqueza deixada por antigos povos que por aqui viveram.
Como em quase todos os lugares do mundo, também na cidade de São Pedro do Sul é caminhando por entre as suas ruas, que melhor lhe conseguimos sentir a pulsação. Através das movimentações das suas gentes, do barulho dos seus riachos de águas cristalinas e também da envolvência criada pela moldura formada pelas serras que a embalam. Quando descobri que o slogan da cidade era “Deixe-se encantar..”, já há muito esse feitiço me havia atingido, e com ele a promessa do regresso.
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.