Sobral de São Miguel. Bem, Sobral de São Miguel é Serra da Estrela, em todo o seu esplendor. É vento na cara, é aquele frio que aquece a alma, é verde imponente e são cheiros. Visitei esta aldeia na Primavera e os seus cheiros entram-nos na pele. Confesso-me fã do cheiro selvagem, e ao mesmo tempo doce, das estevas. Em redor de Sobral de São Miguel, o cheiro das estevas são a banda sonora silenciosa deste lugar, aquela que nos faz sonhar.
No momento, a aldeia tem cerca 400 habitantes. No inicio do séc. XX eram mais do dobro. Acredito que no inicio dos seus tempos eram muitos mais. A aldeia origem romana, ligada às rotas de sal. Facto muito curioso dada a distância para o mar e as salinas, e também o percurso sinuoso que tal rota certamente apresentava no troço de Sobral de São Miguel.
Ficou logo prometida a próxima visita. Sim, na próxima Primavera para mais uma boa dose cheiro de esteva.
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.