Termas de Longroiva. Estância termal localizada perto da aldeia histórica de Marialva, entre as regiões da Beira Interior e do Douro.
As águas medicinais de Longroiva são conhecidas desde os tempos pré-históricos, assumindo a sua primeira fama no período de ocupação romana, consagrada com a construção de uma estatueta em homenagem à deusa da saúde, numa clara referência às águas de Longroiva. Na sua história, a estância, pertenceu à Ordem Templária e à Ordem de Cristo, mantendo a estrutura romana. Esta estrutura manteve-se até ao séc. XIX, altura em que as entidades públicas contruíram novos edifícios termais.
Hoje, depois de várias obras de recuperação e modernização, as Termas de Longroiva são um referência enquanto balneário termal. Em comunhão com as termas, existe um, muito agradável, hotel.
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.