O ponto mais alto de Portugal (continental) chama-se Torre.

Em muitas montanhas por esse mundo fora, o topo da montanha é inacessível pelo meios comuns, é preciso escalar, trepar, é preciso viver uma aventura. O topo da Serra da Estrela é acessível de carro. Logo, acessível a todos. Este facto, faz perder um pouco do misticismo da conquista da montanha, mas não faz deste lugar um lugar menos especial. A Torre marca uma altitude de 1993m e diz-se que o rei D. João VI mandou construir um monumento de 7m, para completar a marca dos 2000m. Não sei se chegou a ser construído ou se se perdeu no tempo. 

Uma curiosidade é que a Torre pertence, administrativamente, a 3 concelhos, Covilhã, Seia e Manteigas, e a 4 freguesias, Unhais da Serra, Alvoco da Serra, Loriga e São Pedro. Portanto, a Torre também símbolo de paz, partilha e boa convivência entre vizinhos. Curiosamente também se passa o mesmo com o topo da Montanha do Pico, o ponto mais alto de Portugal (e um pouquinho mais difícil de alcançar), uma divisão pacífica do território entre 3 concelhos. É caso para concluir que as montanhas é que sabem estar.

Torre, o lugar mais alto de Portugal.

 

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

 

facebook  /  instagram

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019