Universidade de Coimbra. Um lugar da minha história. Um lugar do conhecimento e da tradição.
Fundada em 1290, é uma das mais antigas e prestigiadas universidades do mundo. Desde 2013 que é considerada como Património Mundial para a UNESCO.
“A ratificação da fundação da Universidade de Coimbra realizou-se a 1 de Março de 1290, através de diploma régio emitido por D. Dinis, Rei de Portugal.
Deste modo, Coimbra possui o mais antigo estabelecimento de ensino superior em Portugal, apesar de, durante toda a Idade Média, os estudos universitários terem oscilado entre esta cidade e Lisboa.
No ano de 1537, o rei D. João III transferiu definitivamente a Universidade para a Lusa-Atenas, consolidando assim a tradição escolar anterior da cidade e afirmando, ao mesmo tempo, a sua autonomia.
Situado no topo de uma colina, o Paço da Alcáçova – antigo palácio medieval onde permaneciam os reis durante a sua estadia em Coimbra – foi o edifício eleito para acolher a Universidade de Coimbra, vindo a sofrer obras de remodelação nos reinados de D. Manuel I e D. João III.
Deste modo, Coimbra crescia à sombra da sua Universidade de Coimbra, ao mesmo tempo que os edifícios escolares eram objeto de reformas nos séculos XVII e XVIII.”
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.