Vou-vos contar uma coisa, que pode não ser novidade para muitos. Portugal é, provavelmente, um dos países mais extraordinários do Mundo. Bem, é claro que não me lembrei disso só agora. A questão é, porquê agora? Fui bombardeado por mais de uma mão cheia de boas memórias da minha viagem pelo interior do País este Verão. Sim, são provavelmente as saudades que me fazem aguçar este tipo de sentimento. Sim, já tenho saudades do Verão. Um dos meus pontos de paragem foi a aldeia de Vermiosa. Cheira a vinho.
A aldeia de Vermiosa, fica algures entre Espanha, Almeida e Castelo Rodrigo. Em pleno território das Aldeias Históricas de Portugal, e relativamente perto do Douro. Pertence à região de vinhos da Beira Interior e apresentou-se para mim como uma espécie de ilha ou núcleo duro de vinho. Tudo ou quase tudo naquela aldeia está conectado com vinho. Começando pela imensa vinha, como paisagem de boas-vindas.
Existem imensos produtores locais. Sendo o vinho Beyra, talvez o mais conhecido.
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.