A Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, foi fundada em 1824 por José Ferreira Pinto Basto, uma figura de destaque na sociedade portuguesa do século XIX. Foi a primeira unidade industrial a dedicar-se a este tipo de produção e consequentemente, é hoje a mais antiga da Península Ibérica. Apenas cinco anos depois da sua fundação, a Fábrica da Vista Alegre recebeu o título de Real Fábrica, um reconhecimento pela sua arte e pelo seu sucesso industrial. 

Embora hoje não a possamos identificar como uma indústria de carácter familiar, já que em 2001 se deu a fusão da Vista Alegre com o grupo Atlantis, a raíz mantém-se com a mesma expressão. Esta marca fará sempre parte do imaginário dos portugueses, estando profundamente presente na cultura portuguesa, sendo até aos dias de hoje, absolutamente comum, ambicionar ter um serviço da Vista Alegre para poder usar em datas especiais ou receber um de herança familiar. 

Só grandes marcas conseguem ter um papel tão relevante na sociedade em que se inserem, acompanhando a história e o crescimento do país e sempre permanecendo. Um motivo de orgulho não só para os habitantes de Ílhavo que têm o privilégio de a ter para si, mas para todos os portugueses.

 

Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.

 

facebook  /  instagram

O Meu Escritório é lá Fora!, todos os direitos reservados © 2019