Laboratório Chimico. Foi construído para o ensino da Química, entre 1773 e 1777, durante a reforma da Universidade de Coimbra iniciada pelo Marquês de Pombal. Diz-se ser um dos mais importantes edifícios do neoclássico português. Uma pérola, desconhecida, da Universidade de Coimbra.
Além da sua bonita fachada:
“Do ponto de vista histórico, a evolução do Laboratorio Chimico ao longo do tempo é muito relevante para a história da Química e do seu ensino, particularmente em Portugal. Além do espaço, que constitui em si mesmo um documento histórico de valor inegável, existe uma extensa documentação arquivística e iconográfica que complementa e intensifica a importância do Laboratorio como fonte para a história da ciência. É aqui que se concentra uma das mais importantes colecções de Química da Europa, proveniente deste mesmo espaço.”
—
Esta história pertence ao projeto Retratos do Centro de Portugal. Vão ser construídos 365 retratos, 365 pequenas histórias, sobre toda a grande Região Centro de Portugal. Podem consultar todos os retratos aqui.